15 de Outubro de 2015 Fundação Dom Cabral - FDC
Campus Aloysio Faria
Alphaville | Lagoa dos Ingleses
Nova Lima / MG

Redes Sociais

Apoio

Quem Somos

É com grande honra e satisfação que agradecemos a presença dos participantes e colaboradores do Sustentar 2015 . O evento reúne, de forma multidisciplinar, renomados especialistas, executivos, lideranças e autoridades nacionais e internacionais, e viabiliza o debate sobre diferentes segmentos do conhecimento.

A convergência de debates e discussões sensibiliza a sociedade e a convida para a reflexão sobre todos os modelos vigentes. Por isso, o Sustentar é uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas às questões socioambientais do planeta, do Brasil e da nossa comunidade. Um novo olhar e uma postura mais conscientes são imprescindíveis para viabilizar a construção de um modelo harmônico, que permita o desenvolvimento sustentável e que garanta que progresso socioeconômico e preservação ambiental caminhem lado a lado.

Na sua 8ª edição, o Sustentar apresenta o tema principal, “Oportunidades: Inovações e Soluções Sustentáveis” e os convida a participar de eventos que buscam soluções e viabilidade para um crescimento mais sustentável e responsável.

O 8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável procura alertar a todos que a sustentabilidade não é somente uma ideia difundida por segmentos isolados da sociedade, mas sim, um compromisso que deve ser encarado de escala global.

Diretores do Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental


Douglas Trent

Graduado com honra em Ciências Ambientais com ênfase em Comunicação Interpessoal pela Universidade de Kansas/EUA. Diretor Honorário do “The Wildlife Center” nos Estados Unidos. Operador da SCDC – Sustainable Community Development & Conservation. Membro do grupo de especialistas da IUCN (International Union for Conservation of Nature). Criou a RPPN Reserva Ecológica do Jaguar, no Pantanal, e foi mentor de projetos de capacitação e desenvolvimento de pantaneiros.

Consultor dos governos de Uganda, Tanzânia, Venezuela, Austrália, entre outros. Consultor da ONG “Defenders of Wildlife” nos EUA e México. Dirige a ONG Fundo de Conservação Focus. Presidente da Focus Tours Environmentally Responsible Travel. Palestrante e instrutor de workshops internacionais.

Autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre ecoturismo e biodiversidade, incluindo publicações da Universidade de Yale/EUA. Precursor de estudos científicos sobre a onça pintada com a utilização de métodos fotográficos, que orientaram a produção do filme “Living with the Jaguar”, produzido pela TV pública alemã e ARTE TV/França e amplamente divulgado na Europa e EUA, tomando por base a trajetória de Trent em defesa da onça pintada. Coordenador Internacional do Sustentar – Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. Pesquisador chefe e mentor do Projeto Bichos do Pantanal. www.bichosdopantanal.org

Citado no “Lonely Planet Brazil Guide” como o maior especialista em aves brasileiras.

Roberto Luciano Fortes Fagundes

Engenheiro civil; mestrado em língua inglesa; sócio proprietário da Clan Turismo e da CLAN Administração de Hotéis; Presidente do Belo Horizonte Convention& Visitors Bureau; sócio fundador do Instituto Horizontes; palestrante sobre turismo em eventos, escolas e encontros.

Articulista em jornais nacionais na área do turismo; ex-Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Ex-Assessor Internacional do Governo de Minas. Ex-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas; Coordenador Técnico do Sustentar.

Jussara Utsch

Sócia diretora da SCDC Brasil Ltda., é bacharel em comunicação social com pós-graduação em Marketing, Gestão de Projetos e Gestão Responsável para a Sustentabilidade.

Possui larga experiência em desenvolvimento de políticas para ajudar o segmento empresarial, terceiro setor e governamental a integrarem os princípios e práticas do Desenvolvimento Sustentável no contexto de negócio, por meio de projetos, parcerias e engajamento em diálogos de stakeholders em diversas questões fundamentais para a sustentabilidade.

Atuou no CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), vinculado ao World Business Council for Sustainable Development, durante 7 anos, onde foi responsável pela diretoria de comunicação e educação para o Desenvolvimento Sustentável. Foi apoio do Comitê Brasileiro da Avaliação Ecossistêmica do Milênio (Millennium Ecosystem Assessment), da ONU. Criou e coordenou o programa de TV Brasil Sustentável, veiculado na TV Cultura de São Paulo e TV Educativa do Rio de Janeiro, que mais tarde gerou a revista Brasil Sustentável. Foi responsável pelo desenvolvimento de conteúdo e produção de livros, “papers” e artigos sobre desenvolvimento sustentável, além de ter coordenado e produzido Relatórios de Sustentabilidade das empresas associadas ao CEBDS, entre outros.

Planejou, organizou e foi responsável pelo conteúdo, divulgação e assessoria de imprensa de mais de 400 eventos atuando conjuntamente com algumas das maiores empresas e instituições brasileiras. Coordenadora de Comunicação e Desenvolvimento Sustentável do Sustentar. Coordenadora geral do Projeto Bichos do Pantanal. www.bichosdopantanal.org