15 de Outubro de 2015 Fundação Dom Cabral - FDC
Campus Aloysio Faria
Alphaville | Lagoa dos Ingleses
Nova Lima / MG

Redes Sociais

Apoio

Envolverde (Últimas Notícias) | SP – Brasil

O 8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, considerado o maior fórum de sustentabilidade da América Latina, será realizado no dia 15 de outubro, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), no Alphaville, em Nova Lima (MG)

 

Com o objetivo de promover um amplo diálogo sobre importantes questões socioambientais que são debatidas internacionalmente, o Sustentar 2015 – 8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – vai reunir, no dia 15 de outubro, cerca de 100 palestrantes na Fundação Dom Cabral – FDC, avenida Princesa Diana, 760, no Alphaville, em Nova Lima. Para participar, basta entrar no site www.sustentar.net e se inscrever. O fórum é aberto ao público, tem entrada gratuita, e as vagas são limitadas.

 

Este ano, o Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, responsável pela concepção e organização do fórum, elegeu o tema “Oportunidades: Inovações e Soluções Sustentáveis” para nortear as discussões. Considerado o maior fórum de sustentabilidade da América Latina, o evento reúne, de forma multidisciplinar, renomados especialistas, executivos, lideranças e autoridades nacionais e internacionais. A estimativa é de que 2.000 pessoas passem por lá. O Sustentar é uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas ao meio ambiente no Brasil e no mundo. O tema central será debatido em quatro auditórios simultâneos: “Estratégias, Tecnologias, Gestão para a Responsabilidade Socioambienta”, “Inovação Sustentável”, “Soluções Sustentáveis” e no “Case Sebraetec”.

 

Entre os palestrantes nacionais do Sustentar 2015, estão confirmadas as presenças do secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Sávio de Souza Cruz; do presidente do Conselho Superior de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do ES – FINDES, Sidemberg Rodrigues; do professor e gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck; do presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM, Tadeu Carneiro e do presidente da Alpargatas, Márcio Utsch. Entre os conferencistas internacionais estarão presentes a diretora do Programa de Normas na Iniciativa Climate Bonds: Justine Leigh-Bell e Christopher Brown, professor de geografia e diretor do programa de estudos ambientais da Universidade de Kansas, nos EUA.

 

A coordenadora institucional do Sustentar, Jussara Utsch, enfatiza que os debates buscam soluções e viabilidade para um crescimento mais sustentável e responsável. “Nosso objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão”, destaca

 

O 8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável procura alertar a todos que a sustentabilidade não é somente uma ideia difundida por segmentos isolados da sociedade, mas um compromisso que deve ser encarado de forma global. “Facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade é a nossa meta. Um novo olhar e uma postura mais consciente são atitudes imprescindíveis para viabilizar a construção de um modelo harmônico, que permita ao desenvolvimento sustentável garantir que o progresso socioeconômico e a preservação ambiental caminhem lado a lado”, ressalta Utsch.

 

Para o professor e pesquisador do Núcleo Petrobras de Sustentabilidade da FDC e coordenador do 8º Fórum de Responsabilidade Socioambiental, Cláudio Boechat, eventos como o Sustentar 2015 são fundamentais para elevar a discussão ao nível dos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável, que compõem o tripé Econômico/Ambiental/Social. “Sabemos que o modelo socioeconômico e ambiental vigente é incompatível com o desenvolvimento sustentável. A escassez de recursos limitará o estilo de vida e o padrão de consumo de todos. É preciso discutir esta equação e encontrar novos caminhos”, ressalta.

 

O fórum será realizado com o patrocínio das empresas DSM e CBMM, do Governo de Minas, Codemig, Correios e Fiemg. O apoio é da Cenibra, Fiat, Arcelormittal, FDC e parceiros, como Global Reporting Iniciative, Inhotim, ACMinas, Nhk, Instituto Orior, Anjos do Brasil, Ibama/MMA, Invepar, CBIC, Aberje e Sebrae/MG.

 

Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis 2015

 

Com o intuito de estimular a produção e o consumo sustentável no mundo corporativo, o Instituto Sustentar apresenta durante o Sustentar 2015 os vencedores da terceira edição do Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis Inovadoras. A inciativa foi realizada em parceria com a Nhk Sustentabilidade.

 

Durante o período de inscrição no ranking, as informações registradas sobre produtos e tecnologias sustentáveis deram origem ao Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade, um catálogo de produtos e serviços de todas as empresas inscritas. O Ranking premiará quatro categorias: “Produto Sustentável”, “Iniciativa Sustentável”, “Serviço Sustentável” e “Destaque Pequena e Média Empresa”.

 

Segundo o coordenador técnico do Instituto Sustentar, Roberto Fagundes, a inciativa tem como objetivo gerar um completo banco de dados com tecnologias sustentáveis que possam ser replicadas e ampliadas. “O ranking funciona como uma ferramenta debenchmarking para as empresas e instituições. Assim, elas podem buscar modelos sustentáveis para seus produtos e serviços. A iniciativa reforça também a questão da produção e do consumo sustentável na sociedade”, afirma Fagundes.

 

As empresas e instituições vencedoras participarão do debate “Como promover negócios sustentáveis inovadores”. Na ocasião, as instituições poderão debater os meios e ferramentas para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, que servirão de referência para outras empresas. O objetivo é estimular a adoção e adaptação de tecnologias que já são modelos eficazes de sustentabilidade corporativa.