15 de Outubro de 2015 Fundação Dom Cabral - FDC
Campus Aloysio Faria
Alphaville | Lagoa dos Ingleses
Nova Lima / MG

Redes Sociais

Apoio

Instituição

O QUE É:

Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental  é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que tem como missão contribuir com caminhos e opções que assegurem a sustentabilidade dos serviços ambientais e a prosperidade social.

O Instituto Sustentar tem por objetivo a criação, planejamento e execução de projetos e programas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento de comunidades, com foco na preservação ambiental e promoção da inclusão social.

O Instituto é responsável pela criação e coordenação do “Sustentar – Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável”. O evento é realizado anualmente e está na sua oitava edição. Apresenta-se como meio para discussão de temas vinculados à sustentabilidade, e promove o estabelecimento de parcerias para fomentar estratégias que contribuam para a construção de um mundo melhor, com responsabilidade ambiental, social e cultural.

A convergência de debates e discussões sensibiliza a sociedade e a convida para a reflexão sobre todos os modelos vigentes. Por isso, o Sustentar é uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas às questões socioambientais do planeta, do Brasil e da nossa comunidade. Um novo olhar e uma postura mais conscientes são imprescindíveis para viabilizar a construção de um modelo econômico harmônico, que permita o desenvolvimento sustentável e que garanta que progresso socioeconômico e preservação ambiental caminhem lado a lado.

Serviços:

  • Diagnóstico de impactos socioambientais das empresas;
  • Desenvolvimento de comunicação estratégica para a sustentabilidade;
  • Proposição e monitoramento de planos de ação que reorientem a gestão das empresas pela ótica do desenvolvimento sustentável.
  • Inventário completo de espécies de vida silvestre (fotografia, filmagem e geoprocessamento)
  • Elaboração e acompanhamento de políticas de responsabilidade socioambiental.
  • Diagnóstico da aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável nas principais políticas públicas.
  • Formulação e monitoramento dos planos de reorientação da gestão com base no desenvolvimento sustentável.
  • Educação socioambiental para a sustentabilidade.
  • Desenvolvimento de parcerias, mapeamento e engajamento em diálogos de stakeholders em diversas questões fundamentais para a sustentabilidade.

Para conhecer mais sobre os projetos do Instituto Sustentar, veja também:

Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, foi o maior projeto aprovado no último edital da Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental de 2012. O projeto atua em três vertentes: pesquisa para preservação e conservação de espécies da fauna como onças-pintadas, aves, peixes e ariranhas e lontras. O projeto desenvolve também, com o apoio de universidades internacionais e locais, pesquisa sobre os impactos da mudança do clima no Pantanal.

Outro foco da atuação do projeto Bichos do Pantanal é a educação ambiental de mais de 30 mil crianças e jovens das escolas de Cáceres e região, assim como educação ambiental para turistas e a população local, por meio de atividades de reconexão com a natureza, que consistem em aulas de campo, palestras e workshops em trilhas ou barco do Projeto, equipadas com binóculos para cada um dos participantes, além de lunetas e instrutores ambientais capacitados na identificação das espécies da fauna e utilizando cartilhas desenvolvidas pelo Projeto. Hortas escolares e plantio de árvores também estão sendo implantados pelo Projeto.

O terceiro foco de nossas atividades é o desenvolvimento local para a geração de emprego e renda através da Rede de Cooperação criada pelo Projeto, que agrega os stakeholders locais (agentes de turismo, pescadores, acadêmicos, poder público e empresários), em prol do desenvolvimento de atividades que gerem renda e, também, empoderem as populações tradicionais da região como, por exemplo, o turismo de observação de vida Silvestre, o artesanato etc.

Para conhecer mais, acesse: www.bichosdopantanal.org