15 de Outubro de 2015 Fundação Dom Cabral - FDC
Campus Aloysio Faria
Alphaville | Lagoa dos Ingleses
Nova Lima / MG

Redes Sociais

Apoio

Palestrantes

Confirmados até o momento

 

  • L-FT-Lenini Lenine
    L-FT-Lenini

    Cantor e compositor, mentor dos Encontros Socioambientais com Lenine.

  • L-FT-Ladislau Dowbor Ladislau Dowbor
    L-FT-Ladislau Dowbor

    Ladislau Dowbor, é doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas. É autor de “Democracia Econômica”, “A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada”, “O Mosaico Partido: a economia além das equações”, “Tecnologias do Conhecimento: os Desafios da Educação”, todos pela editora Vozes, além de “O que Acontece com o Trabalho?” (Ed. Senac) e co-organizador da coletânea  “Economia Social no Brasil“ (ed. Senac) Seus  numerosos trabalhos sobre planejamento econômico e social estão disponíveis no site  www.dowbor.org

  • Justine Leigh Justine Leigh-Bell
    Justine Leigh

    Has spent much of her career helping business leaders and governments find solutions to the global challenges of climate change and sustainable development. She currently heads the Standards program at the Climate Bonds Initiative. Justine works closely with industry experts and international agencies on helping to define “what is green” across the low carbon economy, with the aim of providing a screening tool for investors and governments to easily prioritise climate and green bonds with confidence.

  • M -FT-Marcio Utsch Márcio Utsch
    M -FT-Marcio Utsch

    Graduado em Administração de Empresas e Bacharel em Direito, MBA em Gestão de Negócios pelo Coppead/UFRJ e MBA em Gestão Avançada/Finanças pelo INSEAD.
    Seus principais cargos como executivo foram Superintendente de Compras e de Operações da Mesbla S/A, Diretor Comercial e Logística de Distribuição da Gradiente Entertainment e Empresário do setor de Calçados e Utilidades Domésticas.
    Ingressou na Alpargatas em 1997 e, desde 2003, exerce a função de Presidente da Alpargatas S.A., com marcas como: Havaianas, Topper, Mizuno, Rainha, Timberland, Osklen.

  • Alexandre Mansur Alexandre Mansur
    Alexandre Mansur

    Alexandre Mansur é editor executivo da marca Época (revista Época). Coordena a cobertura de meio ambiente, os projetos especiais e a atuação digital da marca. Edita o Blog do Planeta e coordena o Prêmio Época Empresa Verde.

    Alexandre é graduado em Jornalismo na PUC-Rio. Cobre sustentabilidade desde 1991. Recebeu prêmios internacionais como o Reuters-IUCN Media Award. É integrante do conselho do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), do Greenpeace e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

  • T-FT-TOM Tom Moore
    T-FT-TOM

    Tom possui bacharelado em Literatura Inglesa e mestrado científico em Mídias Digitais, ambos pelo Trinity College de Dublin, Irlanda. Após a graduação, lecionou por muitos anos no próprio Trinity College, antes de migrar para uma agência de mídia digital. Gerencia a operação brasileira da Mandalah e liderou projetos para clientes como Nike (redefinindo o papel estratégico do Better World, departamento global de sustentabilidade), GM (criando um portfólio de oportunidades de inovação em mobilidade urbana sustentável), Ambev (elaborando uma metodologia customizada de criação de propósito para as marcas globais da companhia) e Whirlpool (aprimorando a cultura e os processos internos de inovação a partir de uma metodologia da Mandalah que une diagnóstico e recomendações, chamada Innovation Value Chain). Tom é membro consultivo da Innovation Society for the Profession of Innovation Management (ISPIM) e ajuda a desenvolver sua comunidade nas Américas do Norte e do Sul.

  • H-FT-Heiko Heiko Spitzeck
    H-FT-Heiko

    FORMAÇÃO ACADÊMICA
    – Doutor em Business Ethics, pela University of St. Gallen (Suiça), 2008.
    – Master em Administração (Estudos Europeus) pela Universidade de Bamberg (Alemanha), 2001.

    ATIVIDADES PROFISSIONAIS
    – Professor e Gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral – FDC.
    – Experiência e trabalho em Conselhos, tais como: Grupo André Maggi – Definição da Estratégia Sustentável com a família de acionistas, conselho de administração e a diretoria executiva; Nestlé – Revisão de inovação sustentável com a diretoria executiva de América Latina; Michelin – Co-criação da estratégia sustentável com a diretoria executiva de América Latina; Fidens – Workshop de Sustentabilidade & Estratégia com a diretoria executiva.
    – Conselheiro do Projeto Estrada Sustentável.
    – Membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global.
    – Professor Assistente na Universidade Cranfield (Cranfield University’s School of Management – Doughty Centre for Corporate Responsibility, Inglaterra), 2008-2010.
    – Pesquisador Visitante na Universidade da Califórnia (University of California), Berkeley (EUA), 2007.
    – Pesquisador Visitante na Universidade Fordham (Fordham University), Nova Iorque (EUA), 2006.
    – Pesquisador do Instituto de Ética dos Negócios da Universidade de St. Gallen (University of St. Gallen, Suíça), 2004-2006.
    – Estudante Pesquisador da Universidade de Bamberg (Alemanha) (University of Bamberg), 2000-2001.
    – Estudante Visitante e Pesquisador na Universidade de Sevilha (Espanha)(Universidad de Sevilla ) – 1999.
    – Consultor nas áreas de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade – Tripos Consulting (Reino Unido), 2008-2010.
    – Diretor de Assuntos Internacionais, Presidente da Seção St. Gallen – Oikos International (Suíça), 2004-2007.
    – Consultor em Comunicação e Alta Tecnologia – Accenture, Munique (Alemanha), 2001-2006.
    – Co-fundador, Planejamento de Negócios, Gerenciamento de Qualidade e Consultoria em TI – imasco GmbH, Bamberg (Alemanha), 1999-2001.

  • Adalberto Carvalho De Rezende Adalberto Carvalho de Rezende
    Adalberto Carvalho De Rezende

    1-Titulação:

    . Engenheiro Civil – 1976 – UFMG

    . Pós graduação em engenharia estrutural, com especialização em Elementos Finitos- 1981 – UFMG

    .Capacitação em Gestão Energética Municipal-2000-ELETROBRÁS

    2- Atividades Atuais:

    . Sócio Diretor da ESCO ÁGUA E ENERGIA LTDA, desde 1999,  investindo em melhorias nas empresas para economizar água e energia;

    . Sócio Diretor da ACR CONSULTORIA E ENGENHARIA DE PROJETOS, desde 1981, desenvolvendo produtos para o uso racional dos insumos para as empresas, para as cidades e para os países.

    . Professor da Escola de Engenharia da UFMG, desde 1976, atualmente sendo tutor de grupos de alunos na concepção e projeto de cidades;

    . Consultor da ELETROBRAS – PROCEL para os programas de estímulo ao combate ao desperdício de energia elétrica;

    . Membro da Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica;

    . Consultor das NAÇÕES UNIDAS para desenvolvimento de programas de combate ao desperdício dos insumos;

    3- Atividades relevantes:

    . Pai de dois filhos: Alberto de 21 anos e Arthur, de 15 anos, que são dois relevantes motivos para acreditar na transformação do futuro;

    . Como Diretor das empresas LEME ENGENHARIA, ACR SOLUÇÕES RACIONAIS e da ESCO ÁGUA E ENERGIA, desenvolveu diversos projetos de usinas hidrelétricas novas, modernizou diversas usinas hidrelétricas antigas, atuou na equipe que desenvolveu e implantou o Aeroporto de Confins, desenvolveu o projeto de dessalinização do deserto de Nassirya entre os Rios Tigre e Eufrates (Iraque), desenvolve pesquisas para a produção e uso do hidrogênio como nova fonte de energia e investe decisivamente na sustentabilidade de dezenas de relevantes empresas para economizar água e energia.

  • A-FT-Alexandre Borges Alexandre Jorge Rodrigues
    A-FT-Alexandre Borges

    Alexandre Jorge Rodrigues, bacharelando em Psicologia, é empresário do ramo de consultoria em que presta serviços de planejamento e gerenciamento de projetos. Atualmente trabalha com as empresas AJR CONSULTORIA AMBIENTAL e ECOAMBIENTAL CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA onde desempenha as funções de administrador e gerente de projetos respectivamente. Promove trabalhos e palestras referentes às questões de otimização de processos industriais e gestão de pessoas. Ministra cursos livres de qualificação profissional em diversas áreas. Atuou por vários anos como educador profissional no sistema FIEMG e é consultor habilitado na Metodologia SEBRAE Redução de Desperdícios desde sua implantação no estado de Minas Gerais.

  • A-FT-Andre Lara Andre Lara Resende
    A-FT-Andre Lara

    Professor da Fundação Dom Cabral, no curso de Pós-Graduação em Parceria com Organizações Sociais, idealizador do evento social Baanko Challenge (www.baanko.com). Engenheiro eletricista de formação, com passagens em grandes empresas como White Martins, Votorantim e Thyssenkrupp. Desde jovem se engaja em causas sociais agora atua diretamente como mobilizador de transformação em prol da leitura. Empreendedor, Palestrante e Consultor

  • Claudio Boechat Cláudio Bruzzi Boechat
    Claudio Boechat

    Claudio Bruzzi Boechat – Especialista em Engenharia Econômica, Professor e pesquisador do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral – FDC; Representante da FDC no Comitê Brasileiro do Pacto Global e na “Globally Responsible Leadership Initiative”, da Fundação Européia para o Desenvolvimento da Gestão; Representante do Brasil na “Principles for Responsible Busines Education Taskforce”, do Global Compact/Nações Unidas; Secretário Executivo do Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade e Diretor-Presidente do Instituto Qualidade Minas, em 2002.

  • C-FT-Cristiano Saito Cristiano Lopes Saito
    C-FT-Cristiano Saito

    Cristiano Lopes Saito é engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica/ USP com experiência internacional  nos mercados de infraestrutura para energia e transporte. Profissional com carreira internacional, tendo trabalhado na Argentina, Suíça e França, gerenciando equipes multiculturais com alcance global. É Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Veículos Leves sobre Trilhos na Alstom América Latina. Promove soluções inovadoras de transporte através da integração de modais e reurbanização de nossas cidades.

  • FT-D-Devanir Garcia Devanir Garcia
    FT-D-Devanir Garcia

    Engenheiro Agrônomo Devanir Garcia dos Santos, formado pela Universidade Federal de Lavras, com curso de especialização em irrigação no Instituto de Pesquisa de Vercelli – Itália e mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília, cujo tema da dissertação é a “Implementação da Cobrança pelo uso da Água”.

    Atualmente é Coordenador de Implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas – ANA. É membro do Fórum Permanente de Agricultura Irrigada e da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação e da Câmara Técnica de Ciências e Tecnologia do CNRH. Foi Coordenador Regional da Fundação Rural Mineira – RURALMINAS, membro do grupo responsável pela elaboração de normas técnicas de irrigação e drenagem da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação pela Agricultura – IICA na CODEVASF. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e da UNESCO na Secretaria Nacional de Irrigação e Secretaria de Recursos Hídricos, e Superintendente Adjuntos de Conservação de Água e Solo da ANA. Tem vários trabalhos publicados nas áreas de irrigação e drenagem, tarifas de água, planos de recursos hídricos, cobrança pelo uso da água, reuso de água e pagamento por serviços ambientais, bem como é co-autor de vários livros sobre estes assuntos.

  • Paulo Valle Douglas Trent
    Paulo Valle

     

    Graduado com honra em Ciências Ambientais com ênfase em Comunicação Interpessoal pela Universidade de Kansas/EUA. Diretor Honorário do “The Wildlife Center” nos Estados Unidos. Operador da SCDC – Sustainable Community Development & Conservation. Membro do grupo de especialistas da IUCN (International Union for Conservation of Nature). Criou a RPPN Reserva Ecológica do Jaguar, no Pantanal, e foi mentor de projetos de capacitação e desenvolvimento de pantaneiros.

    Consultor dos governos de Uganda, Tanzânia, Venezuela, Austrália, entre outros. Consultor da ONG “Defenders of Wildlife” nos EUA e México. Dirige a ONG Fundo de Conservação Focus. Presidente da Focus Tours Environmentally Responsible Travel. Palestrante e instrutor de workshops internacionais.

    Autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre ecoturismo e biodiversidade, incluindo publicações da Universidade de Yale/EUA. Precursor de estudos científicos sobre a onça pintada com a utilização de métodos fotográficos, que orientaram a produção do filme “Living with the Jaguar”, produzido pela TV pública alemã e ARTE TV/França e amplamente divulgado na Europa e EUA, tomando por base a trajetória de Trent em defesa da onça pintada. Coordenador Internacional do Sustentar – Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. Pesquisador chefe e mentor do Projeto Bichos do Pantanal. www.bichosdopantanal.org

    Citado no “Lonely Planet Brazil Guide” como o maior especialista em aves brasileiras e nomeado “Birdman”do Brasil pela Revista Forbes.

  • F-FT-Fabio Marques Fábio Marques
    F-FT-Fabio Marques

    Fábio Marques tem mais de 15 anos de experiência na área de mudança do clima e sustentabilidade. É Diretor da Plantar Carbon Ltda. A empresa foi criada a partir de experiências inovadoras do Grupo Plantar e presta serviços de consultoria no desenvolvimento e gestão de políticas, estratégias, metodologias, projetos e estudos de mitigação e adaptação à mudança do clima, em diversos setores, de maneira integrada às boas práticas de sustentabilidade.  É co-autor líder de três metodologias de MDL incluindo a conexão entre cadeias produtivas baseadas no uso da terra e industrias. Também gerenciou o primeiro projeto a emitir créditos de carbono florestais certificados pela ONU, em parceria pioneira com o Fundo Protótipo de Carbono do Banco Mundial. Há 12 anos, acompanha Convenção Quadro da ONU sobre Mudança do Clima e o Protocolo de Quioto. Serviu como revisor especialista do Relatório Especial sobre Energia Renovável do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. Também integra a Comissão Técnica do Plano Indústria de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima (CTPin/MDIC), o Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais e foi membro do Comitê Gestor do Fundo Clima (Fundo Brasileiro para Mudança do Clima (MMA/BNDES). Anteriormente, trabalhou na Câmara de Comércio de Belo Horizonte (CDL/BH) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Fábio é Mestre em Development Studies pela London School of Economics and Political Science, possui MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec e é Bacharel em Relações Internacionais pela PUC.Minas.

  • J-FT-J.Chris Brown J. Christopher Brown
    J-FT-J.Chris Brown

    Professor de geografia, e Diretor do programa de estudos ambientais, da Universidade de Kansas, EUA. A maioria da pesquisa e publicações dele tem a ver com as tentativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira, principalmente nos estados de Rondônia e Mato Grosso.

  • Leonardo Coelho Leonardo Coelho
    Leonardo Coelho

    Professor da Fundação Dom Cabral – FDC nas áreas de ética, responsabilidade social, sustentabilidade, comunicação e marketing.
    Professor do Departamento de Administração da PUC Minas.
    Coordenador do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte.
    Presidente da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado.
    Presidente do Instituto InterSector.
    Sócio do Instituto Ver – Pesquisa e Comunicação Estratégica.

    Formação:
    Mestre em Administração (FDC/PUC Minas).
    Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais (PUC Minas).
    Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas (PUC Minas).

  • M-FT-Mara Pinheiro Mara Pinheiro
    M-FT-Mara Pinheiro

    Mara Pinheiro nasceu na capital mineira. Formou-se em jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), em 2000. Trabalhou no Canal 23, a primeira TV Comunitária de Belo Horizonte, onde passou pela produção, edição, reportagem e apresentação. Em 2002, a jornalista foi para a TV Horizonte onde assumiu o comando da produção do “Jornal Primeira Edição” e também apresentou os programas “Retratos” e “Espaço Gastrô”. Em 2004, foi convidada para trabalhar na TV Bandeirantes onde atuou na produção de rede e foi âncora do Jornal Band Minas 2ª Edição. A jornalista também teve passagens pela Record Minas e TV Alterosa. Em 2010 recebeu o convite para integrar a equipe de jornalismo da Globo Minas e atualmente faz parte do time de apresentadores do jornal Bom Dia Minas.

  • M-FT-Marcelo Leite Marcelo Leite
    M-FT-Marcelo Leite

    Marcelo Leite, 58, é repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo. No jornal desde 1986, já foi ombudsman, editor de Ciência e de Opinião e correspondente em Berlim.
    Formado em jornalismo pela USP, fez doutorado em Ciências Sociais na Unicamp, onde defendeu em 2005 tese sobre o Projeto Genoma Humano, que saiu em formato de livro pela Editora da Unesp, sob o título “Promessas do Genoma”. É autor de 14 outros livros de divulgação sobre ciência e ambiente. Foi Nieman Fellow da Universidade Harvard e Knight-Wallace e Fellow na Universidade de Michigan. Ganhou vários prêmios jornalísticos, como José Reis, Esso, CNI, SIP e WASH Media Awards com reportagens sobre Antártida, escassez de água e a usina de Belo Monte no Rio Xingu. Neste ano é novamente finalista do Prêmio Exxon (ex-Esso), como coordenador da série multimídia “Líquido e Incerto – O futuro dos recursos hídricos no Brasil”.

  • M-FT-Marco Follador Marco Follador
    M-FT-Marco Follador

    Marco Follador é PhD em Engenharia Ambiental (Itália) e em Geografia (França) e Pós-doutorado em modelagem de uso da terra (Brasil).  Atualmente é Diretor de Adaptação da WayCarbon e responsável pelo desenvolvimento do MOVE (Model for Vulnerability Evaluation) – plataforma integrada de avaliação da vulnerabilidade e riscos associados às mudanças climáticas. Coordenou também trabalhos relacionados ao tema na Comissão Européia (CCI), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTi) e UNESCO.

  • M-FT-Mateus Silveira Mateus Lima Silveira
    M-FT-Mateus Silveira

    Entusiasta de processos centrados no ser humano, colaboração radical e métodos criativos.

    Designer de produto formado pela Escola de Design da UEMG e pós-graduado em Gestão de Empresas pela FGV.

    Na Fiat Automóveis desde 2000, começou como estagiário no Design Center, onde evoluiu sua carreira como designer até liderar o time de interiores automotivos.

    Passou pela Inovação e hoje se aventura no universo de cenário futuros e inovação criativa na Pesquisa de Mercado.

    Nesta atividade, acompanha projetos que estimulem e deem suporte a novas abordagens, com um olhar mais amplo e considerando questões que impactarão a sustentabilidade da empresa a longo prazo.

    Dentre os projetos que marcaram sua trajetória profissional, estão o Palio Adventure Locker, Novo Uno, Mio e Futuro das Cidades.

  • R-FT-Renata Seabra_Pacto Global_ed Renata Welinski da Silva Seabra
    R-FT-Renata Seabra_Pacto Global_ed

    Renata Welinski da Silva Seabra é diretora-executiva da Rede Brasileira do Pacto Global desde 2013, sendo responsável por apoiar a implementação do planejamento estratégico do Comitê Brasileiro do Pacto Global. Possui mais de quinze anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social em multinacionais. Graduada em Química pela Universidade de São Paulo, cursou pós-graduação em Engenharia Ambiental e Direito Empresarial Ambiental (FGV-SP) e em Finanças (IBMEC). Entre suas atuais atribuições, promove o engajamento do setor privado na construção e implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

    Renata Welinski Seabra Silva is the executive director of the Global Compact Network Brazil since 2013, supporting the implementation of the strategic plan of the initiate’s Steering Committee. Renata has over 15 years of experience in sustainability and social responsibility in multinational corporations. With a bachelor’s degree in Chemistry at the University of São Paulo, attended postgraduate courses in Environmental Engineering and Environmental Law (FGV-SP) and Finance (IBMEC). Among her current responsibilities, she promotes the engagement of the private sector in the construction and implementation of the Post-2015 Development Agenda.

  • rb Roberto Baraldi
    rb

    Roberto Baraldi, jornalista, Assessor de Imprensa Institucional e Conteúdos da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina.

    Trabalhou anteriormente nos jornais Gazeta Mercantil e O Estado de São Paulo e foi assessor de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

  • T-FT-Tadeu Carneiro Tadeu Carneiro
    T-FT-Tadeu Carneiro

    O presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM, é formado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

    Tadeu Carneiro esteve ligado ao nióbio e à CBMM durante toda sua carreira profissional.

    Recebeu o título de Mestre em Engenharia da USP como bolsista da CBMM em 1984.

    Trabalhou como pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e na Aços Villares.

    Foi professor da Escola Politécnica da USP na cadeira de Metalurgia Física entre 1986 e 1988.

    Em 1988 foi admitido como funcionário da CBMM no cargo de gerente de Desenvolvimento de Mercado.  Sua atuação inicial tinha ênfase na área de aplicações do nióbio em supercondutividade, superligas de níquel contendo nióbio, ligas metálicas a base de nióbio e óxidos especiais.

    Nessas áreas encontra-se a maioria de sua produção científica publicada internacionalmente.

    Entre 1992 e 2005, trabalhou na subsidiária norte-americana da CBMM, onde chegou ao cargo de presidente.

    Durante sua permanência na subsidiária dos Estados Unidos concluiu o Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Negócios J. F. Katz da Universidade de Pittsburgh.

    Retornou à matriz da CBMM tornando-se seu presidente em 2008.

     

  • Raimundo Soares Raimundo Soares
    Raimundo Soares

    Engenheiro Mecânico, Pós-Graduado em Desenvolvimento Organizacional e Sistemas, e Master em Biossistema Organizacional.

    Atuou como executivo de empresas multinacionais, como professor e pesquisador do meio acadêmico em universidades federais, e coordena grupos de estudo baseados na filosofia, pedagogia e psicologia com o enfoque na ciência e tradições da humanidade.

    Diretor do Instituto Orior – pesquisa em biossistemas humano e organizacional.

    Diretor da Academia Cultural – projeto experimental de universidade complementar para o desenvolvimento transdisciplinar de indivíduos.

    Coordenador das atividades de pesquisa do Centro de Referência em Gestão Responsável para a Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, articulado internacionalmente com as iniciativas Global Compact e  Principles for Responsible Management Education da ONU.

    Conferencista em eventos nacionais e internacionais, sobre a interferência do “pensamento biossistêmico” na produtividade, sustentabilidade e qualidade de vida das organizações.

  • Rafael Tello 2 Rafael Tello
    Rafael Tello 2

    Mini currículo Rafael Augusto Tello Oliveira (Rafael Tello)

    É Pesquisador e professor Associado na Fundação Dom Cabral, onde atua no Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade, que desenvolve modelos e ferramentas de gestão para as empresas do setor da construção e promove o desenvolvimento sustentável do setor.

    É diretor da nhk Educação, empresa de capacitação e consultoria em sustentabilidade corporativa. Nela, atua elaborando relatórios de sustentabilidade corporativa, construindo programas de desenvolvimento local, capacitando professores em sustentabilidade e realizando engajamento de stakeholders e redigindo guias de sustentabilidade corporativa para segmentos da indústria.

    Sua experiência profissional envolve ainda trabalho como consultor de promoção da competitividade do APL de calçados em Nova Serrana, pelo Competitiveness Group,  analista de sustentabilidade de empresas de capital aberto, pela Scoris GmbH, em Frankfurt, Alemanha, e como pesquisador em inovação e competitividade pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.

    Formação acadêmica em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, pós-graduação em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral e mestrado em gestão da sustentabilidade pela Leuphana Universität, de Lüneburg/Alemanha.

  • R-FT-Rodrigo Amaral Rodrigo Amaral
    R-FT-Rodrigo Amaral

    Rodrigo Amaral é  Engenheiro Agrônomo – Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Solos e Ecossistemas Florestais – Universidade Federal de Viçosa  (UFV), Engenheiro Especialista em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho pela Ecole de Mines de Alés – França e MBA Executivo Empresarial na Fundação Dom Cabral – FDC. Rodrigo tem mais de 25 anos de experiência na área de Meio Ambiente, trabalhando em empresas grandes de mineração de Ferro e Ouro, a saber: Samitri – Belgo Mineira, Rio Paracatu Mineração – RPM, Samarco e Vale. Atualmente é Gerente de Licenciamento Ambiental e Espeleologia da Vale, responsável pela área de licenciamento ambiental e espeleologia da área de Minério de Ferro.

  • Sávio Souza Cruz Sávio Souza Cruz
    Sávio Souza Cruz

    Professor e engenheiro, Sávio Souza Cruz assumiu seu quinto mandato consecutivo como deputado estadual, em 2015. Após tomar posse, afastou-se para ocupar o cargo de Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Sávio Souza Cruz já ocupou também as Secretarias de Estado de Recursos Humanos e Administração (1999-2000) e a de Planejamento, ambas no Governo Itamar Franco. Foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal.

    Formado em engenharia Metalúrgica pela UFMG, Sávio é especialista em engenharia ambiental, área na qual lecionou na PUC/MG, e atuou na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).  Foi, também, professor de Física e Química no Colégio Santo Antônio.

  • S-FT-Sergio Lazzarini Sérgio Lazzarini
    S-FT-Sergio Lazzarini

    Professor Titular do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, escola onde leciona desde 2002.  Foi visitante na Harvard University, HEC-Paris, Insead e University of St Gallen.  Tem pesquisado, recentemente, estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público, e o crescente campo de investimentos de impacto.  Seus mais recentes livros são Capitalismo de Laços (Campus/Elsevier, 2011) e Reinvesting State Capitalism (Harvard University Press, 2014, e Companhia das Letras, 2015, com Aldo Musacchio).  É PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University.

  • Sidemberg Rodrigues Sidemberg Rodrigues
    Sidemberg Rodrigues

    – Mestre em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

    – MBA em Gestão Organizacional pela FGV-RJ / Graduado em Administração e Análise de Sistemas

    – Membro Honorário da Academia Brasileira de Direitos Humanos – ABDH

    – Presidente do Conselho Superior de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do ES – FINDES

    – Professor do MBA de Desenvolvimento Sustentável da FUCAPE Business School

    – Gerente Geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil

    – Cineasta, Poeta, Músico e Escultor

    – Autor de 4 livros: Miséria Móvel (crítica social, editado em quatro idiomas);

    Espiritual e Sustentável (sustentabilidade em seis dimensões);

    Mensagens do Vento (poemas de abordagem socioambiental) e

    Complementaridade (transição de paradigmas).

    – Ministra palestras dentro e fora do Brasil, nas quais propõe a Sustentabilidade sob uma nova forma de abordagem, como uma interação entre seis dimensões, entre as quais a Espiritual.

    – Aposta na Espiritualidade – fora do âmbito religioso – como um novo telescópio para o Século XXI.

  • Wagner Furtado Veloso Wagner Furtado Veloso
    Wagner Furtado Veloso

    Formação Acadêmica

    – MBA – Columbia University – Nova York, 1975.
    – Bacharel em Administração – UFMG, 1971.

    Atuação Profissional

    – Presidente Executivo da Fundação Dom Cabral
    – Diretor Adjunto – Fundação Dom Cabral
    – Líder do Processo Administração – Fundação Dom Cabral.
    – Gerente de Projetos, Gerente Coordenador do PAEX e Gerente Coordenador de Programas -Customizados – Fundação Dom Cabral
    – Diretor-Superintendente – Telemar – Regional Ceará.
    – Superintendente Geral – Santa Casa de Belo Horizonte.
    – Diretor de Finanças Corporativas – Mendespar.
    – Diretor Administrativo-Financeiro – Siderúrgica Mendes Júnior.
    – Diretor Adjunto de Finanças – Construtora Mendes Júnior.
    – Diretor Financeiro – Açominas.
    – Superintendente Financeiro – Açominas.
    – Gerente Financeiro – Açominas
    – Superintendente Adjunto do Centro de Desenvolvimento em Administração da Fundação João Pinheiro.
    – Recebeu o Prêmio Equilibrista, do IBEF-MG e de Administrador do Ano (Área Social) do CRA-MG, em 1998.
    – Membro do Conselho Consultivo do IBEF-MG

  • W-FT-Warner Vonk Warner Vonk
    W-FT-Warner Vonk

    Warner Vonk é Engenheiro civil pela Universidade de Twente (Holanda) e fez Mestrado no Centre for Transport Studies.

    Ele é fundador da IFluxo, empresa carioca, atuante no setor de Transporte. IFluxo acredita na mobilidade sustentável, integrando o transporte público de qualidade ao Transporte Ativo (a pé, de bicicleta). IFluxo desenvolve ferramentas e dá assessoria às cidades e empresas de transporte público para alcançar essa visão.